Depressão: O que você precisa saber sobre o assunto.

É comum escutarmos criticas de familiares ou amigos quando somos diagnosticados com depressão. A cultura de que, depressão é apenas um mal do século XXI, fez com que as pessoas associassem a doença a uma bobagem qualquer, ou até mesmo, a algo que acontece apenas a pessoas “fracas”, quando na realidade é totalmente o oposto. Pessoas que desenvolvem um diagnóstico de depressão, se mantiveram fortes por muito tempo, e esse “acumulo” de estresse e problemas, fizeram com que o cérebro sofresse uma espécie de colapso.

Suponhamos que nós seres humanos somos um copo vazio. Ao longo da vida, conforme vamos vivenciando experiências ruins ou emocionalmente “pesadas”, o copo vai se enchendo de água e quando essas emoções e sentimentos ruins ficam insuportáveis demais, o copo transborda! A depressão é isso! Cada situação em que somos forçados a suportar algo insuportável ou lidar com algo que não somos capazes de lidar, faz com que fiquemos cada vez mais saturados e uma hora, tudo isso explode e não conseguimos nem lidar com os problemas ou situações que antes, apenas nos atingiam minimamente.

Está cientificamente comprovado que, algumas funções do cérebro são afetadas com a depressão e recentemente foi publicada uma pesquisa cientifica que diz que, as áreas do cérebro afetadas durante a depressão podem ser identificadas através de ressonância magnética. Podemos considerar essa descoberta, um avanço incrível e de extrema importância no diagnóstico e até mesmo no tratamento da depressão.

À cima, a imagem do cérebro de uma pessoa com depressão e outra sem depressão. Chega a ser assustadora tamanha diferença entre as duas imagens! Fonte da imagem: Google images

Do ponto de vista pessoal, posso dizer que, a depressão é uma dor insuportável. Tão insuportável que as vezes, chega a ser até difícil de descrever. É uma dor da alma, uma sensação de vazio e tristeza, aliás essa parece nunca ter fim. Você começa a se afastar das pessoas amadas e dos amigos. Perde a motivação para realizar qualquer atividade e até mesmo aquela atividade que te deixava feliz, não te anima. Se antes a família e os amigos precisavam estar próximos, durante uma crise de depressão, é extremamente necessário que possamos contar com a presença de amigos e familiares.

Para aqueles que são familiares de pessoas depressivas, procure fazer o possível para que a pessoa se sinta bem. Tudo o que pessoas depressivas precisam é se sentir amadas e queridas e se não puderes fazer isso, pelo menos, não critique. A critica é a pior das formas de fazer com que uma pessoa em depressão fique mais distante da cura. Só o amor, o apoio e a presença das pessoas queridas podem ajudar.

Se você possui depressão, você precisa entender que…

Para aqueles que sofrem de depressão, posso dizer lhes que, as vezes é extremamente difícil e parece que não vamos suportar. O sofrimento é enorme, mas, se não formos capazes de pedir ajuda, ninguém poderá nos ajudar.
Passei muito tempo sofrendo sozinha, mas uma hora decidi que não queria mais! Admiti que precisava de ajuda e consegui o suporte e apoio que eu tanto precisava.

Não é fácil, mas com o tempo, começamos a superar. Vamos nos cicatrizando e como qualquer processo de crescimento ou melhora, isso leva tempo.
Deixo aqui um conselho que recebi da minha psicóloga: viva cada dia! Aproveite o hoje e viva esse dia de hoje da melhor forma que puder.

Ame-se e permita-se ser amada, seja pela família, pelos amigos ou pelo companheiro. Permita-se ser ajudada e assim, você verá que tudo pode mudar! Só começamos a cicatrizar as feridas e superar os problemas, quando admitimos que eles existem.

Desejo a todos que todos os seus problemas se resolvam e que tudo de certo.
Beijinhos e até breve! ❤️❤️

2 thoughts on “Depressão: O que você precisa saber sobre o assunto.

  1. Parabéns fico feliz por vc ter aceitado o problema e ir buscar ajuda, que Deus te abençoe e esteja sempre com vc e te proteja bjinhos ti amo filha !!!

Deixe uma resposta