Contorno facial: como aplicar a técnica para deixar o rosto mais harmonioso!

contorno facial Kim Kardashian
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
O contorno facial (contouring) é uma técnica utilizada para evidenciar alguns traços e  diminuir algumas partes do rosto, dando a impressão de um rosto mais fino e harmonioso.

O contorno facial é chamado por muitos maquiadores  de cirurgia com maquiagem, pois consegue remodelar o rosto sem a necessidade de fazer um procedimento cirúrgico.

Geralmente, o contorno é feito com corretivo 1 ou 2 tons mais escuros do que a pele e também com o uso de um iluminador. Eu particularmente, prefiro utilizar um pó bronzeador ou um pó comum (sem brilho)  1 ou 2 tons mais escuros. Pode-se utilizar também , ao invés do pó ou do corretivo, uma base mais escura. Para a iluminação de alguns pontos do rosto, eu prefiro utilizar um corretivo mais claro do que a pele, porque para mim funciona. Embora eu prefira o corretivo para iluminar, o iluminador acaba se destacando melhor no rosto.

Como aplicar o contorno facial

Uma coisa que deve ser observada antes de começar a contornar é o formato do rosto. Para cada formato de rosto há uma técnica específica.

Abaixo um gráfico de cada tipo de rosto com as áreas onde deverá ser aplicado o contorno e onde deverá ser iluminado:

Fonte da imagem: starving.com.br

 

Na figura acima os pontos escuros (na cor marrom) são as áreas onde deve ser aplicado o contorno. O contorno deve ser feito com uma base, pó ou corretivo 1 ou 2 tons mais escuros que a pele. Já os pontos mais claros (bege clarinho), são as áreas que devem ser iluminadas com um corretivo mais claro ou um iluminador.

Para um bom contorno é importante marcar as partes que deseja afinar ou esconder para depois iluminar. Outra coisa essencial é esfumar as marcações para que o contorno fique natural, afinal o ideal é que pareça que é o seu rosto mesmo e não fica legal sair por aí com o rosto todo marcado.

O contorno é ideal para ser usado em qualquer ocasião. Há quem prefira usar contorno apenas em ocasiões especiais, e tem pessoas que utilizam todos os dias. Vai muito da pessoa. Se você se sente bem com contorno vá em frente, afinal dá uma grande diferença na maquiagem. Agora se você não gosta, não tem problema. Cada um deve se maquiar da forma que preferir. No final das contas, o bom é poder se sentir bem consigo mesma.

 

2 thoughts on “Contorno facial: como aplicar a técnica para deixar o rosto mais harmonioso!

Deixe uma resposta